A implantação do liberalismo em Portugal

Os ideais iluministas chegaram a Portugal através dos estrangeirados e da maçonaria.

As invasões francesas (1807-1811) deixaram um rasto de destruição, sobretudo, no norte do país (perdas humanas e materiais), abalaram a economia (agricultura, comércio e indústria) e instalaram o caos político e social. Neste contexto, a família real e a corte fugiram para o Brasil.

A Revolução Liberal portuguesa eclodiu em 1820, apresentou características burguesas e nacionalistas e fez-se contra o absolutismo, a opressão colonial, a opressão inglesa, que através de Beresford, governava Portugal, e contra o agravamento da situação económica e o caos administrativo em que o país se encontrava, reduzido à condição de colónia, com o rei e sua corte ausente. 

Clica na imagem para ampliar

Nesta revolução destacou-se Manuel Fernandes Tomás, promotor das reuniões do Sinédrio, associação que preparou e realizou a Revolução de 1820. O primeiro liberalismo – vintismo – caracterizou-se pelo radicalismo da Constituição de 1822, que não reconhecia qualquer privilégio à nobreza e ao clero e diminuía fortemente as prerrogativas do rei. Este facto, suscitou uma forte reacção dos sectores tradicionais destes grupos sociais e precipitou a independência do Brasil.

A implantação do liberalismo em Portugal foi lenta e difícil, só revestindo carácter definitivo após 1834, depois de uma guerra civil na qual as forças liberais (lideradas por D. Pedro IV) derrotaram a forte reacção absolutista e clerical que ainda dominava o país (liderada por D. Miguel).

Esta entrada foi publicada em Materiais didáticos com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s