Boas férias…

Com um ano letivo intenso prestes a terminar, eis que chegam as tão desejadas férias de verão, o chamado descanso do guerreiro, que é como quem diz, agora é tempo para descontrair, aproveitar a praia, o sol, o mar, os passeios com a família e com os amigos, viajar, visitar museus, exposições e colocar algumas leituras em dia. Por falar em leituras, deixo-vos três aliciantes sugestões:

Relato de Um Náufrago, de Gabriel García Marquez, descreve a experiência de um jovem que, em 1955, juntamente com os seus sete companheiros do contratorpedeiro Caldas, da Marinha de Guerra da Colômbia, caiu à água durante uma tormenta no Mar das Caraíbas, tendo sido o único sobrevivente.

E se a vida animal de repente desaparecesse da Terra, exceto num pequeno recanto do mundo (numa zona de África) e em doses mínimas? Talvez as causas se conheçam depois, mas o que importa é a existência de alguns seres, aturdidos pelo desaparecimento de tantos, e procurando sobreviver. É sobre estes sobreviventes e as suas reações, desejos, frustrações mas também pequenas/grandes vitórias que trata o romance de Pepetela, O quase fim do mundo.

O Escrivão Público nas sociedades tradicionais é aquele que redige as cartas, preenche formulários e requerimentos pelos que não sabem escrever, a troco de algumas moedas. No entanto, para Tahar Ben Jelloun, ele é sobretudo aquele que empresta a escrita e a voz ao seu povo, aos que não podem falar. Livremente evocando memórias e imagens de cidades de um Marrocos às vezes real, outras imaginário, Tahar Ben Jelloun narra neste livro a violência da vida e a experiência da pobreza, numa sociedade dividida entre Ocidente e Oriente, entre tradição e modernidade.

Por fim, resta desejar a todos umas ótimas férias, que sirvam para descansar e alterar a rotina diária dos últimos meses, pois em setembro teremos de estar em forma para começar o novo ano letivo.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Boas férias…

  1. Obrigadaaa pelas sugestões de leitura!
    Um grande beijo e boas férias😉

  2. Marlene diz:

    Olá. Obrigada pelas sugestões. Por acaso andei à procura de “O quase fim do mundo” na fnac e ainda não consegui encontrar. “O nome da rosa” é que não encontro mesmo em lado nenhum:/. Actualmente ando a ler “Cem anos de Solidão” do Gabriel García Márquez e recomendo, estou a gostar muito da história e da escrita. Por acaso ainda não li “Relato de um Naufrágo” como a professora recomendou mas hei-de ler. Talvez leia antes “O amor nos tempos de Cólera”, ouço falar muito bem desse.
    Boas férias🙂

    • Marlene,

      Qualquer um dos livros que mencionou de Gabriel García Márquez são ótimos.
      Já os li e recomendo vivamente.
      Não sei se conhece do mesmo autor – Notícia de Um Sequestro (Romance que reflete uma Colômbia 1990/91, violenta, dividida, onde os jogos de poder e a corrupção ditam as leis).
      O mesmo estilo de escrita vibrante. Boas leituras:)
      Bj
      Prof. Natércia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s