AS CONCEÇÕES PSICANALÍTICAS

Sigmund Freud (1856-1939) revolucionou o conhecimento do comportamento humano através da criação da psicanálise ao mostrar a importância do inconsciente. Concluiu que o comportamento do Homem também é comandado por impulsos inconscientes, escondidos na profundidade da mente, com destaque para a libido ou impulsos sexuais.

Estudou numerosos doentes que sofriam de perturbações mentais e concluiu que muitas das neuroses resultavam de complexos provocados pelo recalcamento, no inconsciente, de recordações e pensamentos desagradáveis, devido a limitações e proibições impostas pela ordem moral e social. Entre todos, os mais graves eram os que resultavam do recalcamento de tendências eróticas e de conflitos emocionais em idade infantil. Com a psicanálise, análise dos sonhos e dos pensamentos, através da sua associação livre feita pelo paciente com recurso à hipnose, Freud pretendeu investigar os processos mentais e emocionais que estavam na base dessas perturbações, tornar conscientes esses recalcamentos e libertar o paciente dos seus complexos e neuroses.

A psicanálise afirma a importância das emoções e do inconsciente contra as conceções racionalistas que definiam o Homem como um ser exclusivamente obediente à razão, capaz de controlar racionalmente todos os seus impulsos através da sua vontade.

 Nas primeiras décadas do século XX, as conceções psicanalíticas foram acolhidas com entusiasmo pelo público. A revelação do lado irracional da natureza humana afetou os comportamentos, favorecendo a quebra das convenções sociais que marcou os anos 20. O impacto da psicanálise estendeu-se também ao mundo da arte, dando origem ao movimento surrealista que teve uma forte expressão na arte e na literatura europeia do século XX.

Dali, O acordar dos sonhos, 1944. Sonho causado pelo voo de uma romã segundos antes de acordar

 

 

Esta entrada foi publicada em Materiais didáticos com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s