A era espacial

O SATÉLITE:

A História mudou em 4 de outubro de 1957, quando a União Soviética lançou com sucesso o Sputnik. (…). Este lançamento introduziu novos desenvolvimentos políticos, militares, tecnológicos e científicos. Apesar de o lançamento do Sputnik ser apenas um evento, marcou o início da idade do espaço e da corrida ao espaço entre os EUA e a URSS.

A história começa em 1952, quando o Conselho Científico Internacional decidiu estabelecer, de 1 de julho de 1957 a 31 de dezembro de 1958, o Ano Geofísico Internacional, devido ao facto de os cientistas saberem que os ciclos de atividade solar estariam então no seu máximo. Em outubro de 1954 o Conselho adotou uma resolução pedindo para os satélites artificiais serem lançados durante o AGI (Ano Geofísico Internacional), para mapearem a superfície terrestre.

Em julho de 1955 a Casa Branca anunciou planos para lançar um satélite que orbitasse à volta da Terra para o AGI e solicitou a apresentação de propostas a várias agências de pesquisa governamentais. Em setembro de 1955, o Laboratório Naval de Pesquisa de Vanguarda foi escolhido para representar os EUA no decorrer do AGI.

O lançamento do Sputnik I mudou tudo. Enquanto feito técnico, o Sputnik concentrou as atenções do mundo e apanhou o público americano desprevenido. O seu tamanho era mais impressionante que o que o Laboratório Naval de Pesquisa de Vanguarda pretendia construir. Para mais o público temia que a capacidade soviética de lançar mísseis traduzisse uma capacidade para lançar mísseis que poderiam transportar armas nucleares da Europa para os EUA. Foi então que os soviéticos deram novo golpe; a 3 de novembro o Sputnik II foi lançado, com mais carga, incluindo uma cadela chamada Laika.

Imediatamente após o lançamento do Sputnik I em outubro, o Departamento de Defesa respondeu ao furor político aprovando fundos para um outro projeto de satélite americano. (…)

A 31 de janeiro de 1958 a maré mudou quando os EUA lançaram com sucesso o Explorer I. Este satélite levava uma pequena carga de caráter científico que descobriu, eventualmente, as cinturas de radiação magnética em volta da Terra (…) O lançamento do Sputnik também esteve na origem da criação da NASA, em 1958.

http://www.hq.nasa.gov/office/pao/History/sputnik/ (adaptado)

 

Esta entrada foi publicada em Materiais didáticos com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a A era espacial

  1. Olá percebi que o link da página está quebrado. Então procurei e achei o filme (espero que seja esse! eheheh): https://archive.org/details/Historia.Satelite

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s