Calendário de exames nacionais 2012

Caros alunos,
Foi hoje publicado em D.R. o Despacho n.º 1942/2012 que estabelece o calendário de Exames Nacionais  2012.

 A 1.ª fase dos exames finais nacionais dos 11.º e 12.º anos de escolaridade tem caráter obrigatório para todos os alunos internos e autopropostos. Os alunos internos e autopropostos que faltarem à 1.ª fase dos exames finais nacionais, não são admitidos à 2.ª fase.

Disponível em http://dre.pt/pdf2sdip/2012/02/030000000/0497104973.pdf 

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , . ligação permanente.

61 respostas a Calendário de exames nacionais 2012

  1. Catarina diz:

    Boa noite,
    Poderá informar-me sobre das datas de inscrição para exames?
    Obrigada

  2. Catarina,

    No Secundário, os prazos de inscrição para exames decorrem:

    1.ª fase – de 23 de fevereiro a 2 de março 2012

    2.ª fase – 10 e 11 de julho 2012

  3. Matilde diz:

    Boa tarde.. gostava de esclarecer uma duvida.
    Estou no 12º ano mas alem dos exames de pt e mat. quero fazer melhoria no de biologia de 11º, tenho que ir tambem à primeira fase desse exame ou como é melhoria posso ir apenas à segunda?
    Obrigada.

    • Matilde,
      A questão que coloca é muito pertinente e está a suscitar algumas dúvidas.
      Certamente serão publicadas mais informações-exame, embora me pareça que terá de ir à 1.ª fase também no de Biologia, pois a 2.ª fase é para os alunos que reprovam na 1.ª fase, ou para os que pretendem realizar melhoria de classificação numa disciplina realizada na 1.ª fase, no mesmo ano letivo.

      Aconselho-a, entretanto, a ler o Guia Geral de Exames 2012, dado que as Provas de Ingresso ao Ensino Superior sofreram alterações.

      • Cristiana Dias diz:

        Boa noite,

        Sou aluna do 12 ano e tambem gostaria de fazer melhoria a Biologia e a Fisica e química, com esta lei que saiu… significa que tenho de pagar por estar a fazer melhoria da disciplina na 1ªFASE e se nao conseguir uma boa melhoria na 1ªFASE terei de pagar novamente na 2ºfase podendo ir só a 2ª fase e pagar uma unica vez e assim terei de ir a 1ª fase e pagar e ter de ir a 2ª fase e pagar…. estou certa ou estarei errada?
        Acho isso um absurdo, porque devem se ter esquecido que o aluno paga pela melhoria por disciplina e que nos tempos que correm todos sabemos que estamos em crise e que nem todos tem possibilidades e os exames são muito importantes para nós ou para quem quer seguir com os estudos… é muito triste

  4. rafael diz:

    Quem nao for à 1 fase por motivos de doença ou outro problema relativamente com a saúde, existe outro teste ou dá para ir à 2 fase

    • Rafael,
      O Despacho Normativo n.º6/2012, no Capítulo II, Secção IV – Exames finais nacionais – refere no ponto 20.7, e passo a citar:

      «Os alunos que se inscreveram para realizar os exames finais nacionais na 1.ª fase e tenham faltado por motivos graves podem excecionalmente realizar os exames finais nacionais na 2.ª fase, desde que autorizados pelo presidente do JNE, após análise caso a caso de processo remetido pelo diretor da escola. Este processo deve ser obrigatoriamente instruído com documentos oficiais que comprovem a situação que impediu o aluno de efetuar as provas de exame na 1.ª fase.»

  5. joao diz:

    eu faltei ao exame de françês, no dia 26/06/2012, por causa de uma gastroentrite , eu posso ir à 2 fase do mesmo?

    • João,
      O Despacho Normativo n.º6/2012, no Capítulo II, Secção IV – Exames finais nacionais – é muito claro, referindo no ponto 20.7 o seguinte:

      «Os alunos que se inscreveram para realizar os exames finais nacionais na 1.ª fase e tenham faltado por motivos graves podem excecionalmente realizar os exames finais nacionais na 2.ª fase, desde que autorizados pelo presidente do JNE, após análise caso a caso de processo remetido pelo diretor da escola. Este processo deve ser obrigatoriamente instruído com documentos oficiais que comprovem a situação que impediu o aluno de efetuar as provas de exame na 1.ª fase.»

      • joao diz:

        pois, eu justifiquei a falta hoje, com o relatório do médico + atestado e ainda enviaram o guia de tratamento, eu tenho medo é que na JNE, não dêem como grave uma gratroentrite😦 e já agora boa sorte rafael

  6. Carolina diz:

    Boa tarde, eu sou aluna do 11º ano e fui aos exames da 1ºfase, como devo ter negativa em ambos e para fazer melhoria na 2º fase é necessário pagar algo?

    Outra questão se eu este for á 2º fase e no proximo ano á 1º qual é a fase que conta para a entrada na universidade?

    Obrigada

    • Os alunos internos que não tenham obtido aprovação nas disciplinas em que realizaram exames finais nacionais na 1.ª fase, ficam automaticamente inscritos para a 2.ª fase e estão isentos de pagamento de encargos.

      Penso que se para o ano melhorar a nota dos exames na 1.ª fase essa nota prevalecerá. No entanto, é prematuro fazer previsões, pois com tantas alterações (como as que ocorreram este ano) nunca se sabe…

      Boa sorte!

      • Carolina diz:

        Obrigada pelo esclarecimento, mas a minha duvida, em relação á 1º parte,é a seguinte:

        Eu vou tirar nega no exame, mas passo á discipilina, mas gostava de fazer melhoria na 2ºfase no exame terei que pagar alguma coisa? e se pagar quanto?

        obrigado mais uma vez😀

      • Carolina,

        A situação que descreve (pretensão de melhoria de classificação) implica a inscrição obrigatória na 2.ª fase e o pagamento de 10 (dez) euros por disciplina.

  7. Luisa diz:

    Boa tarde, conclui agora o 11 ano, e realizei os exames da 1 fase mas, vou realizar os da 2 fase apenas para tentar não baixar a media do secundario, mas depois posso escolher entrar para a faculdade com o exame da 1 fase, ainda que na 2 fase tenha conseguido melhor nota? Obrigada, Luísa

    • Se subir na 2.ª fase a classificação interna da disciplina melhora. Porém, esse exame realizado na 2.ª fase só pode ser utilizado como prova de ingresso na 2.ª fase de candidatura ao ensino superior. Se pretende candidatar-se ao ensino superior na 1.ª fase terá de usar os exames (provas de ingresso) realizados na 1.ª fase.

  8. Carolina C diz:

    Boa tarde!
    Hoje fui pedir a fotocópia do exame de economia 11ºano pois penso pedir recurso da nota (depois de falar com a minha professora e ver se valerá a pena…).
    A minha grande dúvida é até quando posso enviar o pedido de revisão…a senhora que me atendou disse que tinha até amanha mas tenho lido que tenho até 48 horas, mas 48h depois de o ter na minha mão ou de as notas terem saído? …muito confuso!
    Enfim, até quando posso pedir recurso da nota?

    Obrigada pela atenção,
    Parabéns pelo blog,

    Cumprimentos,
    Carolina

    • Carolina,
      Após a entrega do requerimento de consulta do exame é facultado ao aluno, no prazo máximo de dois dias úteis, o enunciado da prova com as cotações, os critérios de classificação e a fotocópia da prova realizada (mediante o pagamento dos encargos).

      Se, após a consulta da prova, considerar que existem motivos para solicitar a reapreciação da mesma, deve apresentar requerimento, nos dois dias úteis seguintes à data em que a prova lhe foi facultada, em impresso próprio Modelo 09/JNE dirigido ao Presidente do JNE.

      Portanto, tem 48h depois de ter a fotocópia do exame na mão.
      Boa sorte!

  9. Magdalena diz:

    Tenho o mesmo problema que a Carolina, pedi hoje, 11/7, a fotocopia de um exame que fiz do 12º. ano pois penso pedir recurso. Disseram-me que posso levantar o exame amanhã. Sei que tenho 48 horas para apresentar o recurso, mas este tempo conta amanhá já e sexta ou sexta e segunda? Obrigado a quem me der a resposta.

    • Magdalena,

      Se amanhã (dia 12 de julho) tiver a fotocópia do exame na mão tem dois dias úteis para requerer a reapreciação da prova.
      O que significa que tem até segunda-feira.
      Boa sorte!

      • Magdalena diz:

        Natércia Miranda
        Muito obrigada pela sua ajuda porque tanto o GAVE como o DGES são a maior confusão e desinformação de tudo. Blog como este ajuda mais que qualquer organismo do estado.
        Mas eu vou continuar a perguntar e pedir ajuda e a nova questão é a seguinte, pelo que sei o aluno tem dois dias úteis para pedir o recurso das provas que quer após a afixação das notas de exame. Se saíram no dia 9, eu pedi hoje dia 11,por isso pedi no prazo. Também sei que a secretaria terá agora dois dias para me fornecer as provas, por isso pergunto, como pedi hoje, poderei levantar na sexta na vez de amanhã? Esta minha questão deve-se ao facto de ganhar mais tempo para que a professora tenha disponibilidade de analisar bem a prova e ver se realmente vale a pena fazer recurso e preencher a documentação. É que penso que se eu levantar na sexta só terei que entregar o recurso na terça. Se levantar amanhã tenho que entregar na segunda. Está correcto estas minhas questões?
        Com os meus cumprimentos
        Magdalena

      • Magdalena,
        Penso que as suas questões estão corretas, isto é, levantando a prova na sexta (o que está dentro do prazo máximo de dois dias úteis que a escola tem para lhe facultar as fotocópias) a reapreciação poderá ser apresentada na terça-feira.
        Cordialmente,
        Prof. Natércia Miranda

      • Magdalena diz:

        Boa tarde Prof Natércia
        Os nossos Pais colocam-nos a estudar onde pensam que será o melhor local, no meu caso um famoso colégio externo, mas a nível de pessoal de secretaria penso que há muitos erros. Tenho vindo a colocar as minhas duvidas com a Professora neste blog pois para mim os sites do governo estão confusos, mas acabo depois por confirmar que o que a Professora diz está correctíssimo.
        Fiz ontem a pergunta que se na vez de levantar a prova hoje, já que a pedi ontem dia 11, a fosse levantar amanhã dia 13, se estaria ainda no tempo útil e se poderia entregar o recurso na terça feira. O que me foi respondido aqui e o que li no http://www.dges.mctes.pt/guiaexames/faqC.html#17, é que há dois dias para pedir o recurso depois de sair as notas, depois a secretaria tem dois dias úteis para fornecer esses dados e por fim o aluno tem dois dias úteis para recorrer. Ou seja no máximo até terça feira ao final do dia tudo tem que estar pronto.
        Como a minha professora de História de Arte está a ajudar alunos que vão fazer na terça feira de manhã ás 9 horas a 2ª. fase do exame, eu queria prolongar o tempo máximo para ela poder depois se dedicar ao meu caso e me ajudar no meu recurso, já que ela já viu os meus rascunhos que trouxe do meu exame e segundo ela , ela pensa que tenho matéria para recurso e aumentar a nota e bastante. Mas claro só vendo a prova, o exame é que se pode tomar essa decisão, pois posso querer aumentar e ter algo que ainda me faça baixar mais.
        Mas o que se passou hoje é que uma das meninas da secretaria ao ver-me passar junto me disse que já estava lá a minha prova e que eu tinha até amanhã de manhã ás 11 horas para levantar a prova. Isto porque pedi ontem ás 11 horas o pedido da prova e eles contam 48 horas para a entrega e não dias úteis. Informou-me também que levantando amanhã até ás 11 horas, tenho que entregar o recurso, até terça ás 11 horas, ou seja quando o exame da segunda fase está a terminar e a professora ainda não pode olhar para o meu.
        Será verdade esta situação das 48 horas para o levantamento de uma prova desde o momento que a pediu na secretaria?? não vejo isso escrito em lado nenhum.
        Agradecia uma vez mais a sua ajuda. Pois se for verdade vou ter que procurar um professor que não o meu para me ajudar no fim de semana a ver se a minha prova tem fundamento ou não para recurso.
        Com os meus cumprimentos
        Magdalena

      • Magdalena,

        Imagino a angústia que toda a situação lhe está a causar. O que lhe posso dizer é o seguinte: a lei é clara e o aluno tem dois dias úteis para apresentar o pedido de reapreciação (não faz menção a horas).
        Contudo, se foi informada pela secretaria que deverá levantar as fotocópias até às 11h, de sexta, aconselho-a a fazê-lo, pois provavelmente o diretor do seu colégio irá entregar os processos de reapreciação da parte da manhã/início da tarde. Como a legislação não refere horas, cada escola pode gerir como entender. Se entregar junto à hora do fecho dos serviços administrativos poderá já não ir a tempo. Não arrisque…
        Dado que levanta a prova amanhã (sexta) peça à sua professora para a analisar e fundamentar (se for o caso) durante o fim de semana.
        Boa sorte para o recurso.

        Cumprimentos,
        Prof. Natércia Miranda

  10. Magdalena diz:

    Natércia Miranda
    Se me permite deixo-lhe outra questão que não sei. Se por acaso a minha prova depois de analisada pelo meu professor tiver base para o recurso, eu tenho que o meter com os impressos já referidos numa questão anterior que é o Modelo 09/JNE. Depois fico a aguardar, mas quanto tempo em media demoram a dar resposta ao recurso? Vou candidatar-me à primeira fase que começa já a 16 de Julho até 10 de Agosto, e se a apreciação não chegar antes e a nota tiver sido alterada como vou depois alterar a nota na candidatura que fiz?
    Também agradecia que me confirma-se que há um pagamento pelo recurso feito a cada disciplina e que será devolvido caso a nota suba. Sabe o montante que pedem este ano?
    Grata pela ajuda
    Magdalena

    • Magdalena
      O resultado da reapreciação dos exames da 1.ª fase é afixado no dia 10 de agosto de 2012.

      O pedido de reapreciação de uma prova implica o pagamento de 25 (vinte e cinco) euros, quantia que será restituída ao aluno no caso da classificação resultante da reapreciação for superior à inicial. Mas, se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações não paga.

      Sempre que o resultado da reapreciação ou da reclamação de uma classificação de um exame final ou de outro elemento considerado no cálculo da nota de candidatura só seja conhecido após o fim do prazo da candidatura, e dele resulte uma alteração de classificação, é facultada, até três dias úteis após a respetiva divulgação:
      a) A apresentação da candidatura, aos candidatos que só então reúnam condições para o fazer;

      b) A alteração da candidatura, aos candidatos que já a hajam apresentado.

      • Magdalena diz:

        Dra. Natercia Miranda
        Este novo pedido de ajuda já se refere ao ensino superior e por isso não sei se me poderá ajudar, mas no entanto vou colocar a minha questão.
        Como não tive a nota que queria no exame da prova especifica para o curso que pretendia, fiz exames da segunda fase, que acabaram ainda por correr pior. Por isso candidatei-me só com os resultados da 1º. fase ao ensino superior.
        Entrei num curso que era a minha terceira escolha, que não é do meu agrado, mas a universidade apesar de não estar no mesmo local, está ligada á mesma onde está o curso que no futuro desejo. Fui informada que terei agora que fazer um ano do curso onde entrei e depois candidatar-me á mudança de curso, já que estou dentro do ensino superior e desde que haja vagas e eu tenha o mínimo de notas conseguidas para isso. O que me vai ser pedido é a nota da especifica do secundário e ela nessa altura irá contar numa escala de 0 a 200, apenas 95 pontos. Eles irão depois fazer outros cálculos, com as disciplinas que fiz e notas conseguidas, para apurar a minha média.
        O que me preocupa agora, como fiz o exame da segunda fase, se eles daqui a um ano irão usar a nota da minha segunda fase, ou desta primeira fase com que me candidatei? Gostava de saber também como baixei a nota na segunda fase qual das notas é que ficou a contar para a minha média, caso eu volte a repetir no próximo ano exame e a queira subir.
        Com os meus cumprimentos
        Magdalena

      • Cara Magdalena,
        Parabéns pela colocação.
        A nota que prevalece é sempre a mais elevada, independentemente da fase em que realizou os exames nacionais.

        Boa sorte e quem sabe se não irá gostar do curso, apesar de não ter sido a sua 1.ª opção?!
        Cumprimentos,
        Prof. Natércia Miranda

  11. francisco diz:

    Fiz o exame de portugues , a nota obtida permitiu-me passar mas foi negativa. Inscrevi-me para melhoria 2º fase. Se tirar uma nota mais baixa qual é que conta?

  12. Rita diz:

    Pedi no dia 11/7 a fotocópia do exame de biologia e fui buscá-la no dia 12/7. Falei com o meu professor e ele acha que a minha nota pode subir se fizer recurso. Eu tive 12 no exame. E deve subir para 13, talvez. Fui a exame com 16, o que significa que fico na mesma com 15 de nota final. A minha dúvida é que já me inscrevi para a segunda fase e não sei se vale a pena fazer o recurso. O que me aconselha?

    • Rita,
      Antes de mais deverá certificar-se junto do seu professor que o 12 é seguro e não poderá vir a baixar na reapreciação. Se for, perante a possibilidade de subir para 130 pontos a prova (mesmo não alterando a classificação final de 15), penso que deverá tentar. Se utilizar a Biologia como prova de ingresso uns pontinhos a mais poderão fazer a diferença.
      Inscreveu-se para a melhoria na 2.ª fase, mas como não sabe como irá correr não tem nada a perder…

      Cordialmente,
      Prof. Natércia Miranda

      • Rita diz:

        Natércia Miranda,
        Muito obrigada pelos seus conselhos. O seu blog está bastante bem conseguido e é útil para nós, enquanto estudantes.
        Uma dúvida: só posso entregar a reapreciação até segunda-feira, certo? Pois fui buscar a cópia no dia 12/7.
        Cumprimentos,
        Rita

      • Rita,

        Dado que levantou as fotocópias da prova no dia 12 terá de entregar o pedido de reapreciação até segunda (dia 16).
        Boa sorte!
        Prof. Natércia Miranda

  13. Rita diz:

    Muito obrigada, foi uma grande ajuda🙂
    Cumprimentos,
    Rita

  14. Ana Martins diz:

    Fiz o exame de literatura e obtive classificação positiva, propus-me a 2ª fase para melhoria visto que me baixou um valor na média.. paguei 10€ de melhoria, estou a ponderar não ir ao exame porque não tive tempo suficiente para estudar.. se não for ao exame a minha nota será 0, não perco a nota da primeira fase, certo? ou no caso de ir a exame e obter classificação negativa a nota que conta é a mais alta, ou seja, da primeira fase?
    Cumprimentos,
    Ana

    • Se não realizar o exame na 2.ª fase na pauta apenas constará a falta (não tem zero, pois não compareceu). Quanto à segunda questão a nota que conta é sempre a mais alta.
      Cumprimentos
      Prof. Natércia Miranda

  15. Catarina Machado diz:

    Boa tarde,

    sou aluna do 12º ano e realizei na 1ª fase, para além dos exames obrigatórios (port e mat), o exame de biologia. Subi em relação ao ano anterior mas de qualquer forma inscrevi-me na 2ª fase para ver se subo um pouco mais a nota. Caso eu desça no exame da 2ª fase, posso candidatar-me à 1ªfase com a nota da 1ª fase e à 2ª fase com a nota mais alta? no caso de baixar na 2ª fase posso concorrer á 2ªfase com a nota da 1ªfase?

    Obrigada pela atençao,
    Catarina Machado

    • Catarina,
      Encontra a resposta às suas questões – Utilização dos exames finais nacionais do ensino secundário como provas de ingresso no – Diário da República, 2.ª série – N.º 81 – 24 de abril de 2012.

      Prof. Natércia Miranda

      • Catarina Machado diz:

        Depois de ler o artigo, fiquei com dúvidas na mesma. Seria possível explicar-me melhor a situação que expus?

      • Catarina Machado diz:

        Se bem entendi, posso candidatar-me às duas fases, mas para a 1ª fase de candidatura so posso concorrer com os exames realizados na 1ª fase e para a 2ª fase de candidatura com a nota mais alta, é isso?

        Mais uma vez, obrigada pela atenção

      • Catarina,
        Pode candidatar-se às três fases.
        Na 1.ª fase de acesso ao ensino superior irá candidatar-se com as notas que obteve na 1.ª fase ou na 2.ª fase (do primeiro ano em que realizou os exames).
        Na 2.ª fase pode candidatar-se com a nota mais alta.

      • Catarina Machado diz:

        Muito obrigada pela informação

  16. João diz:

    Fiz exame a física e química e biologia ( 11º ano ) e tive 9 a FQ e 11 a BIO apesar de ter notas internas 18 a FQ e 16 a BIO ; tendo acabado com nota final de 15 a ambas as disciplinas.

    Para o curso que pretendo seguir na universidade tenho como específicas Fisica e quimica A e Matemática A.

    Inscrevi-me na 2ª fase de ambos e exames e gostaria de saber se , caso tire pior nota em alguns dos exames ou não consiga manter a nota interna , se no próximo ano tenho alguma oportunidade de manter as minhas notas internas caso não consiga recuperar este ano.

    Mais uma pergunta ,

    Quais as notas que devo tirar nesta 2ª fase ás disciplinas referidas de forma a manter as minhas notas internas ?

    • João,
      Para o ano pode melhorar as notas de exame nessas disciplinas, o que produzirá efeito na classificação final das mesmas.
      Nesta 2.ª fase para não perder o 18 de FQ terá de ter 165 pontos e a Biologia 145 pontos.

  17. Magdalena diz:

    Professora Natércia Miranda

    Já fiz a minha Prova de História de Arte da 2ª. fase, que me pareceu bem mais fácil que a primeira, pelo menos eu ia mais preparada para o tipo de critérios de correcção que são exigidos. Agora quando são publicadas nas escolas estas notas dos exames da 2ª. fase?
    Cumprimentos
    Magdalena

  18. Sara Morais diz:

    Boa tarde!
    Terminei o 12º ano atraves de um curso profissional em 2006. Este ano candidatei-me e fiz exames nacionais de Biologia e Geologia, Fisica e quimica. Se tirar negativa em alguma das provas posso candidatar-me na mesma ao ensino superior fazendo média das notas/exame com a nota final do 12º ano? Ou terei de tirar positiva nos exames para me poder candidatar?
    Atenciosamente
    Sara Morais

    • Sara,
      Em princípio para se candidatar nas universidades públicas não pode ter menos de 95 pontos nas provas de ingresso, independentemente da sua média final.Veja as exigências das universidades/cursos, pois algumas estabelecem notas mínimas nas provas de ingresso e candidatura (superiores aos 95 pontos).
      Tudo depende da instituição/curso a que se candidata.
      Cumprimentos,
      Prof. Natércia Miranda

  19. Rita diz:

    Boa noite!
    Gostava que me ajudasse numa dúvida: uma pessoa foi a exame de física e quimica A no 11º ano com 10 valores. se no exame tiver 8,3 valores, passa à disciplina? No total, a media da 9,49.
    Cumprimentos,
    Rita

  20. Vasco diz:

    Boa tarde !
    Gostaria de saber quando sai a classificação do exame de recurso da 2º fase.
    Cumprimentos

  21. Catarina Machado diz:

    Boa noite, para concorrer à segunda fase, tenho de pedir nova ficha ENES?

    Cumprimentos

    • Natércia Miranda diz:

      Catarina,
      Não havendo alteração de classificações não necessita de pedir uma nova ficha ENES para concorrer à 2.ª fase.
      Mas, se fez exames nacionais na 2.ª fase já precisa de uma nova ficha ENES.

      Cumprimentos
      Prof. Natércia Miranda

  22. Eduardo Silva diz:

    Boa noite🙂

    Será possível concorrer, na 2ª fase, a um curso cujas vagas já foram completas na 1ª?
    Tenho esperança que haja alguma desistência por parte de um aluno previamente colocado.

    Desde já muito agradecido,
    Eduardo Silva

  23. Fabiola diz:

    Eu candidatei-me para o exame de geometria, por externo, porque ia precisar para candidatura dum curso. Mas mudei de ideias e já nao quero esse curso, quero outro que não pede exame de geometria. Se eu faltar ao exame vai afectar na media do secundario? (Eu fiz a disciplina no secundario)

  24. ana diz:

    Boa tarde,

    Conclui o meu ensino secundário em 2008 no entanto queria subir os meus exames nacionais que conclui na altura. Inscrevi-me este ano nos exames na primeira fase mas por estar doente faltei ao exame de BG e só hoje me apercebi que não poderei ir a segunda fase, isto porque na minha altura não funcionava desta forma. Como poderei fazer para conseguir inscrever-me na segunda fase?
    Cumprimentos

    • Ana,
      Deverá dirigir-se aos serviços administrativos da sua escola e apresentar a justificação médica, que a escola remeterá para o JNE. Cabe ao JNE aceitar ou não a justificação para que possa inscrever-se na 2.ª fase. Atenção aos prazos…

Deixe uma Resposta

