Visita de estudo a Sintra

No passado dia 27 de abril, os alunos do 11.º ano, turmas N e O, do curso científico-humanístico de Línguas e Humanidades, foram a Sintra, onde realizaram o roteiro queirosiano e uma visita ao Palácio Nacional da Pena, acompanhados pela professora de Português, Iolanda Gastão, pelo professor de Latim A, Luís Salema, e pelos professores de História A, José João Sousa e Paulo Luís.

O roteiro queirosiano permitiu-nos descobrir que Eça de Queirós utilizou, como fonte de inspiração para algumas das ações descritas na sua obra “Os Maias”, ambientes da Sintra oitocentista. Neste romance podemos encontrar magníficas descrições dos locais e da atmosfera que se vivia nesta vila cortesã e que hoje nos permite realizar passeios pelo Centro Histórico da Vila Velha (antigo Passeio Público), num caminhar tipicamente romântico, temperado por uma arquitetura natural e humana ímpares, relembrando os passeios das personagens daquela obra.

O Palácio Nacional da Pena, popularmente referido apenas por Palácio da Pena ou Castelo da Pena, localiza-se na vila de Sintra, rodeado por um ambiente de deslumbrante beleza natural. Representa uma das melhores expressões do Romantismo arquitetónico do século XIX no mundo, constituindo-se no primeiro palácio nesse estilo na Europa, erguido cerca de 30 anos antes do carismático Castelo de Neuschwanstein, na Baviera (Alemanha). Esta obra reúne diversos estilos de épocas distintas, desde o neogótico ao neomourisco, passando por sugestões indianas, egípcias e manuelinas, tendo sido mandado construir por D. Fernando II, marido da rainha D. Maria II. Em 7 de julho de 2007, foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal.

(para melhor visualizar a galeria clique em cima de uma foto)

Esta entrada foi publicada em Temas de História com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s