Fontes Pereira de Melo

  Fontes Pereira de Melo

 (Lisboa, 1819 – Lisboa, 1887)

Chefe do Partido Regenerador, ministro e secretário de Estado, deputado, António Maria de Fontes Pereira de Melo nasceu a 8 de Setembro de 1819, em Lisboa. Filho de João de Fontes Pereira de Melo e de D. Jacinta Venância Rosa da Cunha Matos, possuía o curso da Academia dos Guardas Marinhas e o de Engenharia da Escola do Exército.

Em 1851, após um período de grande instabilidade política, Portugal conheceu um período de paz e acalmia que ficou conhecido por Regeneração (1851-1868). Uma das figuras centrais dessa nova etapa política portuguesa foi Fonte Pereira de Melo.

Fontes Pereira de Melo foi ministro da Marinha e do Ultramar, da Fazenda, do Reino e da Guerra e das Obras Públicas, Comércio e Indústria, onde se destacou pela sua política de construção e melhoramento de infra-estruturas, nomeadamente das comunicações rodoviárias e ferroviárias. Por sua iniciativa foram construídos no país centenas de quilómetros de estradas e caminhos-de-ferro, várias pontes e foi assegurada a navegação a vapor no Tejo, no Sado, e entre Lisboa e os Açores. Além disso, introduziu o telégrafo eléctrico em Portugal, criou o ensino industrial e organizou o ensino agrícola. A política de desenvolvimento dos transportes e comunicações permitiu aumentar a circulação de produtos e estabelecer um mercado nacional, contribuindo, assim, para a modernização do país.

O Fontismo, designação dessa política de melhoramentos materiais, teve um papel determinante na estruturação das zonas económicas, bem como nos seus ritmos de desenvolvimento. As diferenças entre o litoral, mais bem servido de redes de transportes e comunicações, e o interior agravaram-se. Por outro lado, os pesados empréstimos contraídos no estrangeiro para financiar a política de melhoramentos materiais, frustraram as tentativas de Fontes Pereira de Melo de colocar, definitivamente, o país no grupo de potências industriais e desenvolvidas.

Em 22 de Janeiro de 1887, quando morreu, em Lisboa, era general do Exército, governador da Companhia do Crédito Predial Português e presidente do Supremo Tribunal Administrativo.

Pelas funções que ocupou e pela importância que teve na condução do país nas vertentes económica e financeira, Fontes Pereira de Melo foi uma das figuras mais importantes do seu tempo.

RETRATO VIRTUAL

http://www.arqnet.pt/dicionario/pmelo_fontes.html [Consult. 2011-05-17].

 http://www.infopedia.pt/$fontes-pereira-de-melo [Consult. 2011-05-17].

 http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1218793574T4kPM3ma5Rb25XZ7.pdf  [Consult. 2011-05-17].

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Fontes_Pereira_de_Melo [Consult. 2011-05-17].

 http://www.esfpm.com/?idop=01&idsop=02 [Consult. 2011-05-17].

 Trabalho realizado por Adriana Baltazar, n.º 1/11ºE

Supervisão da Prof. Natércia Miranda

Uma resposta a Fontes Pereira de Melo

  1. William diz:

    este site é muito bom bois contem a informação necessária fiz um trabalho dobre Fontes Pereira de Melo e recebi um 5

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s