Guerra dos Cem Anos

Trabalho realizado pela aluna Sofia Guerreiro do 10.º N, com a orientação do prof. José João Sousa, no âmbito da disciplina de História A – Módulo 2 – Unidade 1.

Conflito que, entre 1337 e 1453, entrecortado por períodos de paz, opôs Inglaterra e França.
São vários os antecedentes deste conflito e este não se deve entender apenas como conflito militar, a ele juntam-se numerosos conflitos e perturbações sociais e económicas. A Inglaterra pretendia expandir-se militar e economicamente e, logicamente, visava o continente. O monarca inglês era vassalo do rei da França pelo ducado da Guiena e pelo condado de Ponthieu; as obrigações de vassalagem eram prestadas a custo e, por outro lado, os Franceses pretendiam reaver estes territórios. As influências francesa e inglesa na Flandres eram também opostas, pois os condes deste território eram vassalos da França e, por outro lado, a burguesia estava ligada economicamente à Inglaterra.

O conflito foi desencadeado após a sucessão de Carlos IV de França. Os barões franceses, alegando a lei sálica que impedia a sucessão ao trono por via feminina, escolheram como rei Filipe de Valois (Filipe VI), sobrinho de Filipe, “O Belo”, por linha masculina, excluindo Eduardo III de Inglaterra, sobrinho de Carlos VI por sua mãe. Eduardo III reconhece Filipe VI em Amiens em 1329; no entanto, após a intervenção de Filipe VI na Flandres, apoiando o conde contra os amotinados flamengos, Eduardo II suspende as exportações de lãs. A burguesia flamenga forma um partido a favor do rei de Inglaterra, incitando-o a proclamar-se rei de França.

Assim, Eduardo III repudia o juramento de Amiens e em 1337 dá início ao conflito. 

A guerra evoluiu por quatro períodos: o 1.º entre 1337 e 1364; o 2.º entre 1364 e 1380; o 3.º entre 1380 e 1422 e o 4.º entre 1422 e 1453.

Durante o primeiro período, os Ingleses obtiveram várias vitórias, aniquilaram a frota francesa em Écluse (1340), tomaram Calais (1347) e em Poitiers (1356) chegaram a aprisionar o rei francês João, “O Bom”. Em 1360, foi assinado o tratado de Brétigny; por este tratado a Inglaterra passou a exercer soberania sobre uma vasta parte do território francês. Entre 1356 e 1360, rebentou uma revolta em Paris e em 1358 os camponeses assolam várias províncias (as jacqueries).

Joana d’Arc foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos

Já dentro do segundo período, Carlos V reconquista aos Ingleses todos os territórios, com excepção de Calais. A luta estendeu-se a Castela com a França a apoiar o candidato à coroa, D. Henrique, contra D. Pedro, aliado de Inglaterra.

No terceiro período, após a loucura do rei Carlos VI, os candidatos à regência do trono francês dividem-se em dois partidos (Borguinhões e Armagnacs). Os Ingleses, mais uma vez, liquidam a cavalaria francesa em Azincourt (1415), aliam-se com os Borguinhões e entram em Paris. Em 1420, é assinado o Tratado de Troyes, pelo qual a princesa Catarina (filha de Carlos VI) casa com Henrique V de Inglaterra, que é coroado rei de França.

Só no quarto período surge entre os Franceses um verdadeiro sentimento nacional. Joana d’Arc vence os Ingleses em Orleães, Patay e outros lugares e o rei Carlos VII é sagrado em Reims.

O fim da guerra é marcado pela batalha de Castillon em 1453; apenas Calais permanece em poder dos Ingleses. Nenhum tratado foi assinado de forma a assinalar o fim das hostilidades. A Inglaterra entra num período de guerra civil (Guerra das Duas Rosas), ao passo que em França a monarquia sai reforçada pelo sentimento nacionalista e caminha progressivamente para o absolutismo monárquico.

Poderá, enfim, dizer-se que a Guerra dos Cem Anos marca o final da Idade Média e anuncia a Época Moderna.

Bibliografia:

– Guerra dos Cem Anos [em linha]. Disponível em www: <URL: http://www.infopedia.pt/$guerra-dos-cem-anos&gt;. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Acedido em 2011-01-22].

8 respostas a Guerra dos Cem Anos

  1. eduardo damasio diz:

    Gostaria de saber qual foi a principal característica da guerra dos cem anos, foi uma batalha somente terrestre ou teve alguma passagem marítima? Obrigado.

    • Caro Eduardo,

      A Guerra dos Cem Anos (1337 -1453) entre a França e a Inglaterra, foi um dos mais longos conflitos da História europeia. Nesta série de guerras curtas e dispendiosas, destacaria três fases decisivas:
      – 1338-1360 – Eduardo III de Inglaterra (neto de Filipe, o Belo, de França) manifesta pretensões ao trono. A guerra começa com as vitórias inglesas de Sluys, mais conhecida por Batalha d`Ecluse (batalha naval), Crécy e Maupertuis.
      – 1360- 1381 – (Paz de Bretigny 1360). (1372 – Batalha naval de La Rochelle). As revoltas camponesas e a peste debilitam a posição inglesa.
      – 1381-1453 – A guerra termina sem tratado pacífico, a Inglaterra fica só com a cidade de Calais, apesar de Henrique V ter vencido em Azincourt, é obrigado a aceitar a Paz de Troyes. Mas Joana d`Arc inicia o contra-ataque a partir de Orleães.

      No decurso do conflito com a duração de mais de um século e com inúmeras vicissitudes, saliento, como a mais importante, aquela que obrigou a um longo período de tréguas provocado pela peste negra, dizimando cerca de um terço da população da Europa e que não poupou as duas nações beligerantes.

  2. Pingback: textile news

  3. Hi there I am so delighted I found your webpage. A quick question if you don’t mind. I’m really enjoying the design and layout of your site. It’s a very easy on the eyes which makes it easy to read for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme? Superb work!…

  4. lúcas switch diz:

    qual foi o 4 periodo da guerra

  5. karina diz:

    quais sao as principais pessoa mais importantes na guerra

  6. willyan gonçalves diz:

    Qual a caracterização das personagens principais e secundárias ???
    Qual a definição da trama??
    Qual o tema e argumento do filme??
    Qual a contextualização da técnica???
    Quais os efeitos visuais, sonoros e figurativos???

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s