Van Gogh

Trabalho realizado pela aluna Beatriz Vieira do 11.º G, com a orientação do prof. José João Sousa, no âmbito da disciplina de História A – Módulo 6 – Unidade 5.

Vincent Willem van Gogh nasceu em Zundert, na Holanda, a 30 de Março de 1853. Foi um pintor pós-impressionista, frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos. A sua vida foi marcada por fracassos. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contactos sociais. Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX como, por exemplo, o expressionismo, o fauvismo e o abstraccionismo.

A Vinha Encarnada, Vincent van Gogh, 1888, óleo sobre tela, 75 x 93 cm, Museu Pushkin de Belas Artes (Moscovo)

A genialidade de Vincent van Gogh somente foi reconhecida após a sua morte. Em vida, o artista holandês, que passou fome e frio, viveu em barracas e conheceu a miséria, vendeu apenas uma pintura – “A Vinha Encarnada” (1888). Em Maio de 1990, uma das suas mais conhecidas obras, “Retrato do Dr. Gachet”, pintado um século antes, justamente no ano da sua morte, foi vendido por 82,5 milhões de dólares americanos.

Retrato do Dr. Gachet (1.ª versão), Vincent van Gogh, 1890, óleo sobre tela, 67 x 56 cm, colecção particular

Maior representante do pós-impressionismo, juntamente com Paul Gauguin e Paul Cézanne, Van Gogh foi sempre sustentado pelo irmão Theodorus, com quem trocou mais de 750 correspondências, documentos indispensáveis para um estudo mais aprofundado da sua arte. Na sua fase mais produtiva, entre 1880 e 1890, Van Gogh foi completamente ignorado pela crítica e pelos artistas. Actualmente, os seus quadros estão entre os mais caros de todo o mundo.

Vincent van Gogh foi o primeiro dos seis filhos de Theodorus van Gogh, um pastor da Igreja Reformada Neerlandesa (calvinista), e de Anna Cornelia Carbentus. Era uma criança séria, quieta e introspectiva. Desenvolveu, ao longo dos anos, uma grande amizade e forte ligação com o seu irmão mais novo, Theodorus.

Na sua infância, Van Gogh aprendeu inglês, francês e alemão. Mas, com apenas 15 anos, deixou os estudos para trabalhar na loja de um tio, em Haia, na Holanda. Com 24 anos, achou que a sua vocação era trabalhar com a evangelização, chegando a estudar teologia, em Amesterdão. Pouco tempo depois, dividiu os seus poucos bens com os pobres e passou a ser sustentado pelo irmão, ao mesmo tempo que iniciava a carreira profissional de pintor.

Van Gogh, que também morou na França e na Bélgica, onde conviveu com mineiros extremamente pobres, pintou mais de 400 telas. Os três anos anteriores à sua morte foram os mais produtivos.

Uma mudança fundamental na vida do pintor holandês aconteceu quando este trocou Paris por Arles, território mais a sul de França. Nesta pequena cidade, Van Gogh alugou uma casa e intensificou o seu trabalho, ao lado de Gauguin. Logo após um período de óptima convivência, os dois pintores começaram a discutir muito e Van Gogh ataca, com uma navalha, Gauguin em Dezembro de 1888. Inconformado com o fracasso do ataque e completamente transtornado, Van Gogh corta o lóbulo da sua orelha esquerda com a própria arma. De seguida, embrulha o lóbulo e entrega-o a uma prostituta. Internado num hospital, recebe a visita do seu irmão Theodorus. No início de Janeiro de 1889, Van Gogh abandona o hospital, embora continue a apresentar sinais visíveis de disfunção mental, aparentando, às vezes, tranquilidade e, outras vezes, demonstrando alucinações. Internado pelo irmão num asilo, Van Gogh não deixa de pintar. Por ironia, à medida que a sua saúde piora, a classe artística começa a reconhecer o seu talento, expondo alguns dos seus trabalhos em museus.

Doze Girassóis numa Jarra, Vincent van Gogh, Agosto de 1888, óleo sobre tela, 91 x 72 cm, Neue Pinakothek (Munique)

Quando deixou o asilo, o pintor holandês foi morar perto da casa do seu irmão. Nesta época, pintou, em média, um quadro por dia. Depois dos seus problemas mentais se agravarem, Theodorus decidiu que Van Gogh seria tratado pelo médico Paul Gachet. Em Maio de 1890, parecendo estar recuperado, Van Gogh passa a morar em Auvers-sur-Oise, a noroeste de Paris, onde pinta freneticamente. Em Julho, dá-se uma nova recaída do seu estado de saúde, que começa a demonstrar inconformismo com as dificuldades financeiras enfrentadas pelo seu irmão. No dia 27 do mesmo mês, Van Gogh sai para um passeio e toma uma decisão drástica: dispara sobre si mesmo, no tórax. Cambaleando, volta para casa, sem contar a ninguém a sua tentativa de suicídio. Van Gogh passa as últimas 48 horas da sua vida conversando com o seu irmão. Os médicos não conseguiram retirar a bala do seu tórax, acabando por morrer no dia 29 de Julho de 1890, pela manhã. O seu caixão foi tapado com girassóis, flor que ele amava, sendo a tela “Doze Girassóis numa Jarra” uma das obras-primas de Van Gogh.

Bibliografia:

Vincent van Gogh [Em linha]. Disponível em: http://cultura.portaldomovimento.com/vincent_van_gogh.html. [Acedido em 29/05/2011].

Vincent van Gogh [Em linha]. Disponível em: http://www.arteducacao.pro.br/artistas_internacionais/vangogh/vanvogh.htm. [Acedido em 29/05/2011].

Vincent van Gogh [Em linha]. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh. [Acedido em 29/05/2011].

Pinturas de Vincent van Gogh [Em linha]. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Pinturas_de_Vincent_van_Gogh. [Acedido em 29/05/2011].

11 respostas a Van Gogh

  1. Dante diz:

    Incompleto falta detalhes e mais quadros

  2. Francinalda diz:

    Esse trabalho realizado pelos alunos tem como a possibilidade de informar a vida e obra do pintor Van Gogh como já enunciado no começo do trabalho. Apessar de não ter muitas informações aprofundadas sobre ele, o trabalho demostra uma base, uma filosofia de como seria sua vida. Ao longo do texto percebie grandes mudanças de sua vida destacando o contexto bom e mais que resumido. Não sou uma critica mais uma aluna também do 1º série do Ensino Médio com apenas 15 de idade como vocês e tenho o objetivo de não só ver seu trabalho, mas também divulgá-lo em minha escola. Agradeço pelo seu trabalho, muito bom, parabéns.

  3. sandra diz:

    vai me ajudar muito no meu trabalho de artes

  4. olha vai me ajudar no meu trabalho de portugues van gogh foi um grande homem

  5. Wonderful post however I was wanting to know if you could write a litte more
    on this topic? I’d be very thankful if you could elaborate a little bit further. Appreciate it!

  6. Weiter diz:

    Wow, this post is pleasant, my younger sister
    is analyzing these kinds of things, thus I am going to let know her.

  7. desconhecido diz:

    Muito obrigado

  8. bianca diz:

    Que dó mais me ajudou de mais no meu trabalho de historia e artes vou tirar 10!!!! kkkkkkk
    8)

  9. alessandro diz:

    Brigado tirei dez em artes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s