Karl Marx

BIOGRAFIA DE KARL MARX

Karl Marx (Trier,1818 - Londres,1883)

Sociólogo, historiador, economista, filósofo e teórico socialista, Karl Marx nasceu em Trier, Prússia (Alemanha), a 5 de maio de 1818, no seio de uma família da classe média. Estudou direito nas Universidades de Bona e de Berlim apesar de se interessar, sobretudo, pela história e pela filosofia, seguindo as ideias de Hegel. Doutorou-se em Iena, em 1841, com uma tese sobre as Diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro. No ano seguinte, impedido de seguir uma carreira académica, devido às suas ideias radicais, Karl Marx assumiu o cargo de redator-chefe no jornal Gazeta Renana, em Colónia, onde os seus artigos radicais e profundamente liberais irritaram as autoridades. Em 1843, após o encerramento da Gazeta Renana, emigrou para Paris acompanhado da mulher Jenny von Westphalen (filha de um barão da Prússia). Em Paris, editou o primeiro volume dos Anais Germânico-Franceses, uma síntese do radicalismo filosófico alemão e da experiência democrática francesa e conheceu Friedrich Engels, amizade que viria a durar toda a vida.

 Expulso de França, instalou-se em Bruxelas. Aqui intensificou os contactos com operários e participou em organizações clandestinas de operários e exilados. Ao mesmo tempo que em França estalava, em 1848, uma revolução, Marx e Engels publicaram o Manifesto do Partido Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria denominada marxista. Esta obra expõe uma nova concepção da história da humanidade, baseada na teoria da luta de classes e no papel histórico do proletariado, criador de uma nova sociedade caracterizada pela coletivização da propriedade e pela eliminação de todas as classes sociais – a sociedade comunista – uma sociedade sem classes, sem Estado, sem propriedade privada.

Nesse mesmo ano, o governo belga expulsou Marx de Bruxelas. Este regressa a Colónia e, juntamente, com Engels fundam o jornal Nova Gazeta Renana. Depois da derrota dos movimentos revolucionários na Europa e do fecho do jornal, Marx e a família enfrentam graves problemas financeiros. Após uma breve passagem por Paris, de onde foi expulso, refugiou-se em Londres, onde fixou residência. Nesta época, Marx intensificou os seus estudos de economia e de história, tornou-se frequentador assíduo da sala de leituras do British Museum e passou a escrever artigos para jornais norte-americanos sobre política exterior.

Em 1864, participou na fundação da Associação Internacional dos Operários, depois chamada 1.ª Internacional. A 1.ª Internacional uniu o movimento operário dos diversos países e procurou orientar a atividade dos diferentes tipos de socialismo, numa única via. Desta forma, contribuiu para o crescimento e afirmação do socialismo. Em 1867, Marx publicou o primeiro volume da sua obra O Capital, onde condena a sociedade capitalista.

Os últimos dez anos da vida de Marx foram marcados pela deterioração do seu estado de saúde. Morreu tuberculoso em Londres, no dia 14 de Março de 1883, sendo sepultado no cemitério de Highgate, na área reservada aos banidos e rejeitados pela igreja anglicana.

Foi Engels quem assegurou a publicação póstuma da grande obra de Marx: O Capital.

Embora praticamente ignorado pelos académicos da época, Karl Marx, deu, sem dúvida, um grande contributo para a compreensão da história da humanidade.

 

Realizado pelas alunas Patrícia Cristina Andrez, n.º 13 e Ana Rita Inácio, n.º 3/ 11.ºE/História A

 Com a supervisão da Prof.ª Natércia Miranda

RETRATO VIRTUAL

http://www.historyguide.org/intellect/marx.html [Acedido em13/05/2011].

http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx [Acedido em 13/05/2011].

http://www.leme.pt/biografias/m/marx.html [Acedido em 13/05/2011].

http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_682.html [Acedido em 13/05/2011].

http://www.sitiodolivro.pt/pt/autor/karl-marx/18639/ [Acedido em 13/05/2011].

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s