Rómulo Augusto – Último imperador romano

Trabalho realizado pela aluna Soraia Marranita do 10.º N, com a orientação do prof. José João Sousa, no âmbito da disciplina de História A – Módulo 1 – Unidade 3.

 

Flávio Rómulo Augusto (em latim Flavius Romulus Augustus), conhecido por Rómulo Augústulo, nasceu em Ravenna e foi em 31 de Outubro de 475, com idade entre 15 e 18 anos, empossado na função de Imperador por seu pai, o general romano Flávio Orestes (que havia anteriormente servido a Átila, o Huno). Imposto por seu pai, que depôs o imperador legítimo, Júlio Nepos, viu-se impotente frente a um Império em crise. Rómulo Augusto governou apenas durante dois anos, 475 e 476.

Em todo o século V, Roma e a Península Itálica viram-se várias vezes assoladas por incursões bárbaras de Visigodos, Hunos e Vândalos, entre outros. O Império, embora vacilante, conseguia reagir e sobreviver.

 

Moeda de ouro romana com a efígie de Rómulo Augusto

A data de deposição de Rómulo Augusto pelo bárbaro Odoacro, a 4 de Setembro de 476, na cidade de Ravenna, é tradicionalmente conhecida como o fim do Império Romano do Ocidente, o fim da Idade Antiga e o começo da Idade Média. Segundo Jordanes (historiador do Império Romano do Oriente), Rómulo Augusto terminou a sua vida no exílio, na Campânia, sendo o seu substituto Odoacro, que nunca chegou a ser considerado imperador do Ocidente, mas apenas rei da Itália, sob o comando do Imperador Romano do Oriente.

Coincidentemente, o último imperador de Roma tem o mesmo nome do seu suposto primeiro rei.

 

Bibliografia: COUTO, João. Rómulo Augusto (último imperador de Roma) [em linha]. Actualizado a 31/10/2010. Disponível em: http://abaciente.blogspot.com/2010/10/flavio-romulo-augusto-foi-empossado.html. [Acedido em 10/12/2010].

11 respostas a Rómulo Augusto – Último imperador romano

  1. Joana Estevão diz:

    Um trabalho simples, mas completo !
    Gostei Soraia, parabéns ! 😀

    Beijinho, Joana Estevão

  2. Loureiro diz:

    Muito Obrigado pelas informações. =) Adeus

  3. a diz:

    O único erro foi data de seu nascimento, já que no artigo diz que o mesmo ano que nasceu já governava Roma em 475

  4. a diz:

    Lendo melhor vi que na há esse erro

  5. fernanda diz:

    ficou extraordinario meu trabalho inteirinho esta feito valeu

  6. tem sim algum erro se ler tudo ate o final ele nasceu 475 e foi deposto em 476 como pode

  7. Rezende diz:

    Muito bom, serio. Obrigado =_=

  8. Manoel de Aquino Filho diz:

    A História quando escrita com base em algo é uma das ciências de maior relevância para a humanidade. Diga-se de passagem, que qualquer trabalho tem seu valor histórico, principalmente aqueles que são precedidos de informações e materializações para seu crédito. Em se tratando da idade antiga, praticamente cai por terra boa parte dela.!

  9. Adoro de condimentos históricos, gostaria de saber mais sobre essa história

Deixe um comentário